|
|
|
Topic: Revisão das regras
| |
|
|
Author
| Message |
|
|
Sugiro rever as regras que estão sendo aplicadas, pois no jogo Romanov x Jaymac10 http://www.queenalice.com/game.php O Jaymac10 fez o roque estando em cheque.
Segundo as regras oficiais da federação, não pode fazer roque com a casa em cheque.
|
|
|
O jogo é pelo torneio Jogo: AUTO-ADV-1423 - Round 1
|
|
|
Se tivesse o link ficava mais fácil, mas localizei suas duas partidas (vc colocou um link genérico... um link para a partida incluiria o número do jogo, como vou demonstrar abaixo).
Romanov x Jaymac10: http://queenalice.com/game.php?id=628793 Acredito que não haja dúvidas neste jogo
Jaymac10 x Romanov: http://queenalice.com/game.php?id=628792 Segundo as regras oficiais, não se pode rocar se 1) O rei estiver em xeque 2) O rei tiver que atravessar uma casa ameaçada pelo adversário 3) O rei parar em uma casa ameaçada pelo adversário A casa que "está em xeque" neste caso é a b2. Como o Rei NÃO atravessa nem pousa nesta casa, o roque é permitido.
Há muita gente que se confunde com esta regra. Hoje mesmo eu a ensinei a alguns de meus alunos, e percebi uma certa dificuldade em compreendê-la, é natural. Por fim, eles entenderam que não há problemas em colocar a torre em xeque, somente o rei - porém, confessaram já ter caído nesta "armadilha" anteriormente.
Abraço, e espero ter esclarecido a questão!
|
|
|
Exatamente. Averbach formulou a questão do seguinte modo: o roque é um movimento de rei, e não de torre. O movimento da torre somente existe em função do movimento de rei. Por isso não há problema se a torre atravessa uma casa atacada pelo oponente. Problema haveria se fosse o rei a atravessar essa casa, pois haveria xeque. Mas não existe xeque à torre. Diz ele que somente aprendeu isso (e já era GM e já tinha ganho um Campeonato Soviético), quando, numa partida amistosa na Austrália, Cecil Purdy fez o roque, que ele, Averbach, tinha calculado que era impossível. Só então percebeu que no roque a torre pode atravessar uma casa atacada.
|
|
|
|
|